E ai pessoal beleza?
Neste post irei falar um pouco sobre armazenamento virtual de imagens. Todos nós já sabemos que nos dias de hoje todo fotógrafo além de ter suas imagens em um hd principal devemos ter pelo menos uma cópia de segurança. No meu caso como sou um pouco neurótico com perda de dados eu tenho além do meus backups e cópias de segurança físicas os meus três backups virtuais (Google Photos, Amazon Cloud Drive e SmugMug) que irei mostrar para vocês eles como funcionam.
Google Photos
Que tal você armazenar todas as suas imagens gratuitamente e ter acesso no seu smartphone através de um aplicativo? Sem falar no fato de você poder compartilhar elas com seus amigos, criar álbuns, gifs e reconhecimento de pessoas? Não é piada não! Você sabia que o Google proporciona isso gratuitamente? Veja um pouco mais:
O Google Photos e pode ser acessado pelo seguinte endereço (http://photos.google.com). Basta você ter uma conta Google e solicitar para participar deste serviço.
Existem duas opções para utilizar ele. A primeira é a versão gratuita onde você pode fazer upload de quantas imagens desejar. Porém elas terão uma redução no tamanho do arquivo, mas ainda com uma alta qualidade para utilização. Na outra versão você pode optar por utilizar o seu espaço do serviço do Google Drive comprando mais espaço de armazenamento (não vejo muita vantagem, pois no meu caso são alguns terabytes e o custo sairia muito alto). Agora vamos ao funcionamento do sistema:







Além disso o Google Photos possui um software para upload do seu acervo automaticamente. Você efetua o login de sua conta e seleciona a pasta que deseja enviar e o programa faz tudo para você. Que maravilha não?


Amazon Cloud Drive
Muitas pessoas conhecem a Amazon como uma mega loja, mas você sabia que ela também possui um serviço de armazenamento de dados? Pois é! Conheça o Amazon Cloud Drive que proporciona para você upload de fotografias ilimitadas e mais 5 gigabytes de vídeos e arquivos por apenas $ 11,99 por ano. Diferente do Google Photos ele preserva a imagem nas mesmas proporções que foi enviada para o servidor. O Amazon também possuí um segundo plano por $ 59,99 anuais. Ah e ele também utiliza um software parecido com o do Google Photos para sincronizar seu hd.
Uma coisa que gostei bastante do Amazon Cloud Drive é que o sistema mantém a hierarquia de pastas conforme a sincronização das imagens do meu hd. Veja como funciona:





O Amazon também possui um bom sistema de pesquisa de arquivos através dos nomes dos arquivos e pastas.



SmugMug
O SmugMug foi o primeiro sistema de backup virtual que comecei a utilizar. Com nome engraçado ele pode proporcionar diversas modalidades para você armazenar suas imagens. Ele possui diversas modalidades de planos e que podem ser encaixados conforme a sua necessidade de uso. Porém todos os planos possuem armazenamentos de imagens ilimitados. Você também pode customizar ele com seu domínio pessoal para acessa-lo. No SmugMug você também pode criar páginas para utilizar como seu próprio website (No meu caso utilizo ele com uma senha privada de acesso, pois ele funciona apenas como um banco de imagens).
Um ponto forte do serviço é que você pode deixar a aparência de seu backup da maneira que você desejar. Veja um exemplo:






Bom pessoal era isso! Espero que tenham gostado do post e caso não possua seu backup virtual essa é a hora para ir atrás do seu.
Até a próxima! 😉