Venho hoje aqui falar um pouco sobre o uso de marca d’água nas fotos.
Porque utilizar? Como utilizar? Será que realmente ela é útil?
Existe aquela lenda de que você não quer que sua foto seja utilizada sem seu nome! E ai você vai lá e coloca seu nome no meio da foto, no canto:
Particularmente eu sou CONTRA o uso da marca d’água, pois vamos pensar no que ela acrescenta em sua foto? Absolutamente nada além de poluição visual!
“Ah… Mas alguém vai lá pega a foto e publica sem minha autorização ou sem meu nome, ela previne esse tipo de coisa Eduardo!”
Sim, ela previne, já utilizei à muitos anos atrás marca d’água e certo dia depois de ter conhecimentos sobre as proteções legais que minhas fotos tem eu deletei todas minhas fotos nas redes sociais que tinham essa marca e postei as mesmas sem.
Se alguém pegar sua foto sem sua autorização entre na justiça e cobre! Mas não coloque essa coisa em cima do seu trabalho. O máximo que eu aconselho fazer se você deseja muito ter o seu nome na foto é colocar uma borda na imagem e escrever o mesmo lá! Acho ridículo, mas é uma solução..
Eu já tive problemas de uso indevido das minhas imagens e como argumento de uso os donos dos locais onde elas foram publicadas alegaram o seguinte: “ah, mas sua foto não tinha identificação”.
Todas as minhas fotos são publicadas com o seguinte texto:
‘© Eduardo Valente – Todos os direitos reservados.
É proibido qualquer tipo de reprodução dessa imagem sem autorização.
Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998.”
Acho que não preciso colocar nada em cima delas para estragar o conteúdo da foto. O que fiz foi notificar a pessoa que publicou minha foto sem autorização para retirar a mesma do ar, caso contrário tomaria procedimentos judiciais.
Conheça mais sobre os seus direitos dentro da fotografia eduardovalente.com.br/blog/2013/07/15/fotografia-e-seus-direitos/
Até a próxima 😉