Nos dias de hoje, sabemos que o tempo de transmissão do material no fotojornalismo está sendo cada vez mais rápido, pois os veículos querem dar as notícias o quanto antes.

Um método que consegui conciliar para trabalhar foi com o iPad onde tenho email, editor de fotos, cliente de ftp e consigo trabalhar com multi-janelas. Veja na imagem abaixo:

536005_497187280292309_1933317775_n

Você pode baixar as fotos através de um leitor de cartão para ipad, existem vários hoje até com opções de SD, CF, USB, etc. Eu utilizo um que tem diversas portas:
http://dx.com/pt/p/multi-card-reader-usb-3-port-hub-combo-kit-w-30-pin-connector-for-ipad-ipad-2-white-golden-140043

O melhor de tudo é que preciso colocar os metadados nas fotos e esse aplicativo de edição de fotos chamado PHOTOGENE me permite fazer isso! Consigo colocar título, descrição, autor, cidade, contato, site, enfim todos os campos do IPTC da foto. Além de ter as opções de edição que vão de crop até os ajustes de brilho, contrates, claridade, saturação, etc.

Após editar minhas fotos abro o FTP Sprite que me permite conectar no servidor da agência e fazer o upload das fotos.

Aviso eles pelo email que o material está no servidor e tá feito o trabalho!

Para quem quiser utilizar essa opção de multi-janelas do iPad basta procurar no cydia (sim, você precisa ter o jailbreak ativado no sistema) pelo tweak QUASAR.
Ele está no repositório da bigboss.

Na minha opinião está sendo muito útil essa combinação de softwares no ipad, pois assim não preciso ficar carregando o notebook durante as pautas.

Fica a dica para quem quiser testar! 🙂